Uma longa noite aprendendo

português | english | español | türkçe

Favor não reproduzir em outros sites =)

Capa: Uma longa noite aprendendo: Como Sofia aprendeu a aprender melhor

Página 1: Sofia é uma estudante universitária e faz estágio pra ajudar a pagar a faculdade. Enquanto volta de ônibus pra casa, ela se preocupa com seus estudos e planeja ler um pouco ao chegar em casa. Sofia: Vamos lá! Mas... Tô tão cansada... acho que vou ver um pouco de TV. Personagem misterioso:  Pare aí mesmo, Sofia!!!

Página 2: Aparece anjo: Você não deve procrastinar! Sofia: Pro o quê? Anjo: Procrastinar!! Narração: Procrastinação: É o ato de adiar tarefas, realizando outras, menos importantes ou mais prazerosas, deixando as mais importantes para depois. Anjo: Em outras palavras... Você está desperdiçando tempo. Personagem misterioso: Besteira!!

Página 3: Aparece demônio: Você pode estudar depois. Você está cansada, merece um pouco de descanso. Anjo empurra demônio: Não dê ouvidos a ela. Ela quer te enganar. Isto lhe parece familiar? Sofia: Preciso fazer xyz. Vou fazer depois. Está tarde... vou fazer amanhã. Repete o ciclo. Prazo final: Sofia grita em desespero: Ahhh!

Página 4: Anjo: Não se preocupe... está tudo em seu cérebro. Sofia: Meu cérebro? Anjo: Isso mesmo! Você entende uma tarefa como desagradável. Seu cérebro muda sua atenção para tarefas mais prazerosas. Você se sente melhor por um tempo. Mas quando retorna para o que precisa efetivamente fazer, o sentimento negativo retorna. E o ciclo se repete. Como um vício.

Página 5: Sofia: Então o que eu deveria fazer? Anjo: Bem, na verdade existem algumas técnicas pra ajudar a superar a procrastinação. Antes, você deve entender a origem do sentimento negativo. Ele é causado principalmente pela ansiedade de focar no resultado final. Focar no processo ao invés do resultado irá ajudar a superar o desconforto inicial. Ao invés de pensar: Preciso aprender XYZ, Você poderia pensar: Agora vou dedicar uma hora pra aprender XYZ, começando com X.

Página 6: Anjo: Não está convencida? Tenho algo pra te ajudar. Anjo mostra tomate. Sofia: Um tomate? Sofia pega o tomate e o leva à boca. Anjo: Não coma! É um timer! (Não é um tomate de verdade). Vou te mostrar como usá-lo.

Página 7: A técnica Pomodoro. Inspirada no timer de cozinha em forma de tomate. A técnica Pomodoro consiste em criar uma sessão de trabalho ininterrupta. 1: Remova todas as distrações. 2: Inicie o timer (sugeridos 25 minutos.) (dica: use seu celular.). 3: Foco total no trabalho. 4: Faça uma pausa e dê a si mesmo uma recompensa.

Página 8: Anjo: A parte da recompensa é muito importante (Condiciona seu cérebro a perceber o processo como algo benéfico). Sofia: Mas... que tipo de recompensa? Anjo: Pode ser algo bem simples, como: visitar seu site favorito, arrumar a mesa, brincar com seu bichinho ou o que você quiser. Quer tentar uma<br /> vez? Sofia parece reticente. Anjo: E se eu te der isso como recompensa?

Página 9: Anjo mostra uma barra de chocolate. Sofia: Eu vou tentar! Sofia lê um livro passivamente, página por página. Anjo: Pára tudo!!. Sofia: que foi agora?

Página 10: Anjo: O que você tá fazendo? Sofia: Como assim?? Tô estudando. Anjo: Isso não é estudar. Você está enganando a si mesma. Sofia: Quêêêê? Anjo: Ao ler passivamente você pode criar a ilusão de que está aprendendo algo, quando na verdade não está. Você provavelmente irá esquecer boa parte de tudo após algum tempo. Sofia: Mas tá tudo na minha cabeça! Eu entendi tudo! Anjo: E que tal alguma coisa que você leu na semana passada? Ou mês passado?

Página 11: Sofia: Tenho uma péssima memória... Anjo: Isso é só desculpa! Pra aprender de forma eficiente, você deve aprender de forma ativa. Não só leia a apostila! Tente relembrar o que você leu após terminar uma página ou seção de um livro. Tente explicar em voz alta ou escrever com suas próprias palavras. Se tiver dificuldades ao explicar, volte e revise. Assim você se certifica de que realmente entendeu (e reforça sua memória). Agora volte aos estudos.

Página 12: Enquanto Sofia lê, relembra e escreve, o anjo come chocolate. O timer toca.

Página 13: Sofia: Eba! Acabou! Cadê meu chocolate? Anjo: ops. Narração: Algum tempo depois...

Página 14: Narração: Sofia se empolgou e começou a fazer vários Pomodoros. Porém... o demônio volta e observa Sofia estudando.

Página 15: Demônio: O que você tá fazendo? Sofia: Bem, como estava indo bem nos estudos, achei que podia ler tudo hoje e me livrar disso. Anjo: Ela está trabalhando duro. Demônio: Você não está indo nada bem!

Página 16: Demônio: Olha a hora! Tá tarde! Você ao menos entende o que está lendo? Seu cérebro precisa de sono. Quando se está acordado, toxinas são produzinas no cérebro. É durante o sono que essas toxinas são eliminadas. Não dormir o necessário é manter seu cérebro pouco eficiente. E pode até ser prejudicial ao longo do tempo.

Página 17: Narração: Falta de sono por períodos prolongados pode ser relacionada a dores de cabeça, depressão, diabetes e até doenças do coração. Sofia: Nossa... preciso dormir mais. Demônio: É também durante o sono que o cérebro consolida a memória. Ele enfraquece partes menos importantes da memória e fortalece as mais importantes. Sofia: Mas como meu cérebro sabe o que é importante?

Página 18: Demônio: Além do fator emocional, tem a repetição. Sofia: Fácil! Então é só eu reler isso quantas vezes eu puder de uma vez! Demônio: Não, isso não é uma boa ideia. Assim você vai esquecer quase tudo depois de um tempo. Conhecimento precisa ser construído, um bloco de cada vez. Melhor que tentar enfiar tudo na cabeça de uma vez. É distribuir seus estudos, um pouco por dia.

Página 19: Demônio: Assim seu cérebro pode construir base pra consolidar a memória e aprender de forma efetiva. Anjo: E pra otimizar seus resultados, aprenda ativamente (como eu disse antes). Relembre, escreva, discuta e faça testes. Sofia: O quêêêê? Odeio testes!!

Página 20: Anjo: Pense em testes como uma técnica de aprendizagem. Quando você responde um teste ou questionário logo após aprender um tópico, você tem mais chances de retê-lo na memória. Por isso é importante não pular exercícios. Aprender com os erros também é muito eficiente. Não se deixe desanimar por eles. Sofia: Isso é tudo muito legal, mas... às vezes eu não entendo nada do que estou estudando.

Página 21: Anjo: Bom... Nesse caso... Demônio: Faça uma pausa! Anjo e Sofia: O quê?? Demônio: Sim... Pausas são na verdade muito importantes. Diferente de quando você está concentrado, quando sua mente relaxa, seu cérebro funciona em segundo plano em um modo difuso, construindo conexões neurais que podem ajudá-lo a resolver problemas complexos ou entender algo melhor.

Página 22: Demônio: Por isso que quando você... Faz uma caminhada, toma banho, ou mesmo dorme, às vezes tem ótimas ideias, ou de repente entende um tópico com o qual estava com dificuldades. É seu cérebro trabalhando em segundo plano!. Dica do dia: Carregue sempre um caderno pra anotar boas ideias antes de esquecê-las.

Página 23: Demônio: Então na próxima vez em que você estiver com dificuldades em aprender algo, por que não faz uma pausa? Só não deixe a procrastinação impedí-lo de retornar. E também... Não esqueça de dormir o suficiente.

Página 24: Narração: E com isso termina outra noite na vida de Sofia. Boa noite, Sofia!

Página 25: Fim. Agora pare um momento para relembrar o que você acabou de ler e pense como poderia incorporar algumas das ideias para melhorar seu próprio aprendizado. Obrigado por ler.

Favor não reproduzir em outros sites =)

Uma longa noite aprendendo: como Sofia aprendeu a aprender melhor. Uma história em quadrinhos sobre procrastinação e técnicas de aprendizado. Baseada no curso:  Learning How to Learn: Powerful mental tools to help you master tough subjects em coursera.org.

Você gosta de desenhar ou tem interesse em aprender?
Estou realizando uma pesquisa com pessoas nesse perfil para um projeto futuro, se tiver interesse em participar responda a pesquisa aqui.
Obrigada =)

591 Comentários

  1. Nonato 11/5/16 - 9:33

    Excelente! Isto vai ajudar a mim, minhas filhas e minha esposa, todos estudantes!

  2. Leonardo 13/5/16 - 10:22

    Perfeito!
    Preciso praticar muito isso.

  3. Julia Dias 13/5/16 - 1:41

    Excelente tirinha! Eu me sinto muito bem em ler, pois sou muito ansiosa e me foco mais no resultado final do que no processo. Isso traz muita angustia. Obrigada por me proporcionar uma hq tão sutil e que traz expansão.

  4. Domingos Antonio Nhaca 16/5/16 - 1:04

    muito bem

  5. Carlos Boechat 21/5/16 - 11:25

    Excelentes! Muito bom mesmo! Conseguiu retratar elegante e magistralmente em forma de quadrinhos algo que impacta a tantos. Pode compartilhar, desde que citada a fonte? Obrigado! Abs.,

  6. Tricia 8/6/16 - 11:05

    Bom dia, não pode reproduzir em outros sites mesmo colocando a fonte?

    • Melina 9/6/16 - 9:46

      Oi Tricia,
      Não permito a reprodução completa em outros sites, mas pode reproduzir até 3 páginas com link para o original.
      Obrigada!

      • Leda 12/6/16 - 1:54

        Oi Melina. Parabéns por suas explicações tão claras.
        Posso colocar seu link na minha página?
        É muito precioso e gostaria que outros tivessem acesso.
        Abraços.
        Leda

      • Melina 12/6/16 - 2:54

        Oi Leda,
        Claro, sem problemas,
        O que eu não permito é a reprodução da HQ completa.
        Fico feliz que tenha gostado da HQ =)

  7. Patricia Xavier da Silva 9/6/16 - 7:39

    Excelente HQ, que retrata a dificuldade da grande maioria das pessoas ao longo de sua vida acadêmica . Merece ser amplamente divulgada e a longo prazo, de modo que conscientize o maior número possível de pessoas , entre elas os pais, pois são os agentes com maior poder de aplicabilidade deste processo de aprendizagem no que concerne a seus filhos . Parabéns pela idéia e iniciativa. Que ela atinja seus objetivos.

  8. Paulo Augusto 14/6/16 - 9:35

    Excelente HQ com um bom viés lúdico que facilita muito a realização de tarefas e projetos. Destaco, o fato de teres alertado se manter o foco no processo e, não somente, nos resultados. O aprendizado, seja em qualquer área, encontra-se no Apreender (internalizar o conhecimento), e não somente no memorizar ou ‘decorar’.
    Parabéns pela iniciativa.

  9. Paulo Augusto 14/6/16 - 9:37

    Este me foi indicado por meu filho que é Web Designer e estava com dificuldades de organizar-se nos estudos e trabalho.

  10. Mariana 19/6/16 - 11:37

    Incrível! Eu fiz o curso e achei demais essa tirinha! Resumiu muito bem tudo o que foi passado. Cheguei até aqui pelo Facebook e estava achando uma coincidência danada até ver onde foi baseada hehe Parabéns!

  11. Douglas de Almeida 6/7/16 - 11:15

    Demais! Os quadrinhos facilitaram muito a compreensão com todos os exemplos e a história de Sofia.

    Parabéns!

  12. . 8/7/16 - 3:51

    Parabéns, texto auto explicativo.

  13. Willis Oliveira 11/7/16 - 5:29

    Olá, Melina.

    Atualmente faço parte da equipe de Mentores do curso Aprendendo a Aprender e tenho que lhe dizer (provavelmente já percebeu) que seu trabalho tem sido um sucesso em nosso fórum, influenciado positivamente nossos colegas e alunos. Seu desenho sempre volta a ser “descoberto” por alguns alunos nas novas sessões do curso.

    Venho aqui também mencionar que criamos recentemente uma página no Facebook e que seu trabalho fora indicado lá também!

    Deixarei o link para a página, até mesmo para que seus visitantes, se assim permitir, possam usufruir das valiosas dicas de nossa querida Barbara Oakley.

    Abraço, parabéns e bom Eterno Aprender!

    https://www.facebook.com/aprendendoaaprendercoursera/

    • Melina 13/7/16 - 9:09

      Oi Willis!
      Muito obrigada pelo comentário! Fico feliz de estar contribuindo na divulgação do conteúdo do curso, pois foi muito útil pra mim também. Desejo sucesso no seu trabalho de mentoria e no grupo do Facebook. Abraço!

Deixe um comentário

*

*